segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Learning Space

Learning Space, em português "espaços de aprendizagem", é um ambiente educacional mais descontraído e aconchegante, onde ensino e aprendizado acontecem fazendo com que o aluno saia da posição passiva e passe a interagir, colaborar e se movimentar em sala de aula.


Escolas inovadoras estão revolucionando os formatos tradicionais de ensino e, consequentemente, transformando a sala de aula para que ela fique condizente com as necessidades das novas gerações e com os desafios do século 21. (*)


Algumas instituições denominam de "sala de aula flexível", "sala colaborativa", "sala híbrida", contudo tem as mesmas características físicas, com móveis adaptáveis, oferecendo uma variedade de mini espaços que estimulam alunos e professores a escolher como desejam estudar e mediar o conteúdo. A maioria destes ambientes possui recursos tecnológicos, acessíveis para o momento oportuno, porém a tecnologia não é imprescindível.


Este modelo de ambiente estimula, promove, incentiva hábitos de trabalho do século XXI:


- Solução de problemas;
- Trabalho em grupo;
- Comunicação;
- Pensamento crítico;

- Criatividade e muito mais.


De uma espiadinha no ambiente do Colégio Espírito Santo de São Paulo, uma das escola que auxiliei na idealização do ambiente através da elaboração do projeto de tecnologia educacional.


Abaixo, alunos dos 7º anos estudam, interagem, aprendem uns com os outros expressões e equações de primeiro grau  rotacionando nas estações.


(*) Referência: FURIA, Fernanda. A sala de aula ideal para o século 21. Disponível em: <http://www.playground-inovacao.com.br/a-sala-de-aula-ideal-para-o-seculo-21/> Acesso em: 09/10/2017

Nenhum comentário: